domingo, 12 de junho de 2011

Faixa abdominal para gestantes

Olá! Faz alguns dias que não apareço para falar um pouco sobre gestação e coisas afins. Já vou entrar na 31ª semana de gravidez, e confesso que uma onda de ansiedade tem me invadido... Restam apenas algumas semanas para terminar de organizar o enxoval, colocar a casa em ordem para receber a pequena, e, além disso, é preciso conciliar a vida de mother-to-be com a de profissional, de esposa, enfim, o mundo não pára para sermos mães, moçada.

Mas não faz mal. O importante é continuar levando com alegria e bom astral todas as etapas dessa vivência maravilhosa que é a maternidade. Mesmo que surjam alguns desconfortos como uma dorzinha chata na lombar, sobre a qual vim falar hoje.

Comecei a sentir dor lombar por volta da 16ª semana de gestação, até que no carnaval a dor era tão grande que não conseguia pisar, caminhar, e fiquei todo o feriado "de molho" para tentar poupar um pouco as costas. Na quinta-feira depois do carnaval, comecei a fazer fisioterapia e recobrei os cuidados com a postura, com o tipo de calçado que uso, bem como parei mais com as caminhadas longas que gostava de fazer. Faço fisioterapia há 14 semanas (Uau! Nem tinha me dado conta de que eram tantas!...) e tenho que reconhecer que a musculatura das costas tem tido mais força e a postura melhorou bastante com a RPG; mas a dor ainda está bem ali.

Faço também yoga e acupuntura (Sai daqui, dor danada, você está cercada por todos os lados!!), mas tenho consciência de que a dor me acompanhará até o nascimento da minha pequena. Alguns dias pareço não ter dor alguma, noutros, a dor é uma m... . Além do tratamento ofensivo (yoga+acupuntura+fisioterapia), descobri as bondades do que foi uma grande descoberta para mim: a órtese para gestantes, ou, trocando em miúdos, uma faixa abdominal que ajuda a suportar o peso da pança. Tenho que compartilhar com vocês que a órtese me deu muito alívio, apesar de não acabar com a dor, definitivamente.

Para as que não conhecem e têm curiosidade de saber como funciona, vou tentar contar um pouco a minha experiência, além de postar algumas imagens para que vejam como se usa. A faixa é colocada sob a barriga, o que ajuda a levantar um pouquinho o útero. O que ela faz é retirar a gravidade dessa região, melhorando a postura e ajudando a melhorar a sensação de peso que a barriga nos dá ao longo do dia, quando temos que trabalhar, caminhar de um lado para outro, ficar em pé ou mesmo sentada. Ela é feita de elástico, e não aperta, machuca ou causa qualquer tipo de dano ao bebê, podem ficar tranquilas. Claro que deve ser recomendada pelo seu médico obstetra, que é quem pode avaliar a real necessidade de seu uso. No meu caso, a minha médica foi quem me recomendou e, com a ajuda do fisioterapeuta, conheci as marcas, provei os modelos, e me decidi pela que achei a mais confortável.

No mercado, há pelo menos três marcas muito conhecidas de órteses, que podem ser encontradas em lojas de produtos médicos e hospitalares, ou até em farmácias e clínicas de fisioterapia. Os preços variam de R$ 30 a R$ 45, e as marcas que testei foram a Dilepé, a Chantal e a Mercur. Vale a pena provar mais de um modelo pois só você pode saber qual é mais confortável para seu caso. Da marca que comprei, há nos tamanhos P, M e G (no meu caso, comprei a M, que se adapta às mamães que vestem 42 e 44, você compra de acordo com suas medidas), e o bom é que ela servirá pelos meses em que você estiver grávida, pois elas têm sistema de regulação nas laterais, na frente ou nas costas. Quando a pança crescer um pouquinho mais, só é preciso regulá-la.

Abaixo posto algumas imagens para que vocês vejam os modelos e marcas disponíveis no mercado. Se for possível, testem antes de comprar. E não se esqueçam de comentar com seu médico sobre sua intenção de usá-la, ok?

Faixa da marca Mercur


Faixa da marca Chantal

Faixa da marca Dilepé

Boa sorte a todas as mamães!

Saudações maternas,

Biazinha.


2 comentários:

  1. Gente, para saber mais detalhes sobre Faixa Gestante Yoga não deixe de pesquisar num representante oficial, como a Yoga Distribuidora. Confira!

    ResponderExcluir