quarta-feira, 20 de julho de 2011

Significados do nome Maya


A escolha do nome da minha filha foi um tema que teve a mim e a meu marido bem ocupados. Isto porque os nomes têm significados importantes para nós, e não gostaríamos que nossa pequena tivesse um que não refletisse o cuidado e o amor que já guardamos pra ela, mesmo antes do seu nascimento.

Tínhamos uma lista com poucos nomes, mas que representavam muito para nós. Depois de quase dois meses depois de saber o sexo da princesa, batemos o martelo: ela se chamaria Maya.

Gostaria de compartilhar com vocês os significados deste nome que é, ao mesmo tempo, doce e forte. Um nome de quatro letrinhas onde já mora meu coração!

Maya

Origem: Do grego, com a grafia Maia.

Significado: a maternal.


Origem: Do sânscrito, Maya.

Significado: Na sua raíz hindi, remete ao espiritual, à relação entre o corpo e o espírito; nas narrativas hindus, Maya significa “um aspecto da Mãe Divina (Devi Mahamaya); para os budistas, a palavra em sânscrito Maya, tem seu campo semântico aproximado ao de palavras como “ilusão, sonho, arcoíris, a lua refletida na água, mágica, miragem/espelhismo, uma cidade de de músicos celestiais, etc.”.


Em espanhol, é uma forma abreviada do nome Amalia.


Maia \maia\ as a girl's name is of Greek origin, and the meaning of Maia is "great; mother". Also (Maori) "brave warrior". Greek mythology: Maia was a beautiful nymph and the mother of Hermes, the messenger god. In Roman tradition, she is an earth goddess of springtime. The month of May was named in her honor. See also Maiya.

Maia has 11 variant forms: Maaja, Maiah, Maj, Maja, May, Maya, Mayah, Moia, Moja, Moya and Mya.

For more information, see also the related name Cybele.

Baby names that sound like Maia are Mai and Mia.”


"Maya \ma-ya\ as a girl's name is pronounced MYE-ah. It is of Spanish, Hindi and Russian origin. In Spanish, short form of Amalia. In Hindi, from Sanskrit, meaning "dream, illusion". In Russian, a form of Mary. A star constellation. See also Mai.

Maya has 3 variant forms: Maiya, Miah and Miya.

For more information, see also related names Maeja, May and Maia.

Baby names that sound like Maya are Mya, Moya, Mayah, Maye and Meya.”


Maia (do grego dórico Μαία), na mitologia grega era uma das sete irmãs que, fugindo do gigante Órion, se transformaram no aglomerado de estrela das Plêiades, que hoje fazem parte da constelação de Touro. Era uma ninfa. Com Zeus teve Hermes, o belo mensageiro dos Deuses. Maia e Hermes temiam a fúria de Hera, por ciúmes de Zeus. Porém, em vez de serem odiados, os dois conseguiram a simpatia de Hera.

À Maia era consagrado o dia 15 de maio. Na tradição romana, Maia talvez seja outra, diferente dessa ninfa da Arcádia, a que personificava o despertar da natureza na primavera e que viria a se transformar na mentora de Mercúrio.

Ela é deusa da fecundidade, e da projeção da energia vital. Maia era a ninfa que personificava os lugares frios. Maia também é filha de Atlas e Plêione.

Na mitologia romana, Maia era identificada como Maia Maiestas (também chamada de Fauna, Bona Dea (a "Boa Deusa") e Ops), uma deusa, que pode ser equivalente à uma velha deusa da Primavera dos primeiros povos itálicos. O mês de maio foi nomeado em sua honra; o primeiro e o décimo quinto dias de maio eram sagrados para ela. No primeiro de maio, o flamen de Vulcano sacrificava-se uma porca grávida, um sacrifício adequado também para uma deusa da terra como a Bona Dea: a porca podia ser substituída por uma em forma de bolacha.” wikipedia.com

Pela pesquisa de tia Lore:

“Maya é o princípio de polaridade feminina, que torna a Natureza uma artífice de criatividade sem limites. É o próprio poder criador se manifestando em miríades de imagens, que se modificam em perpétuo movimento (Krya Shakti). “

“Poderíamos também usar a metáfora egípcia e compreender Maya como os Véus de Ísis, a deusa consorte de Osíris. Os véus de Ísis simbolizam a roupagem externa da natureza, que oculta o segredo dos segredos: a essência última que existe no âmago da realidade e só se pode manifestar através dos “véus” que representam a face exterior da natureza. Por um lado Maya é o poder criador da Natureza. Por outro, é a ilusão causada pela mente humana, que percebe essas manifestações, enxergando-as como a mente é, e não como as coisas são em si mesmas. “ 03/06/2011

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Espero que você tenha gostado da postagem, Freak! E espero que minha filhinha aprecie seu nome quando for maiorzinha. Beijo.

      Excluir
  2. Que legal.Muito bom eu gostei... Meu nome tem Mayad,,mas muitos so me chamam de Maya..:}

    ResponderExcluir
  3. Achei seu blog fazendo uma pesquisa de colegio com minha pequenina Maya! Sensacional, nunca tinha visto pesquisa tao completa quanto ao nome...Parabens pelo blog, extremamente sensivel!

    ResponderExcluir
  4. Será o nome da minha bebê, se for menina. Me apaixonei pelo nome desde a primeira vez que ouvi.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns gostei muito, vai ser o nome da minha princesa se for menina... Adorei a matéria

    ResponderExcluir
  6. E aqui estou eu, 6 anos depois do post, completamente apaixonada por esse nome com o qual batizarei minha florzinha que, além de tudo, chega em maio!

    ResponderExcluir
  7. Minha princesa chama Maya e de verdade e maternal como diz o post,ama os gatoas e a natureza tem 2 anos...Vamos ver em mais algum tempo se ela continua assim....Muito bom post te agradeço

    ResponderExcluir
  8. Procurei um nome pra minha filha...e pesquisando no google achei o blog de vcs! E acreditem, por causa de sua historia e pesquisa do nome, resolvemos colocar o nome da nossa princesa de Maya...ela está com 2 meses nasceu dia 12/04/2017 e todos estao apaixonados por esse nome...espero que ela goste tb qd crescer...obrigada por compartilhar essa linda história de vcs...ah sim meu nome é Zane!

    ResponderExcluir
  9. Da minha será Maya Lavínia ( significa: Água que purifica).

    ResponderExcluir
  10. Amei, estava na procura de nomes femininos e encontrei Maya, na hora me lembrei do povo Maya, então pensei o significado deve ser fantástico e na mesma hora decidi antes mesmo de saber o significado, porém ainda não sabemos o sexo.

    ResponderExcluir
  11. A minha filha tb chama Maya, tem 4 anos e é muito meiga e madura, às vezes acho que ela parece ser minha mãe e não ao contrário! Inclusive a Minha mãe morreu quando eu era criança e hj vendo minha filha e observando algumas de suas atitudes e trejeitos penso que ela pode ser a própria encarnação da minha MÃE! Amo muito minha pequena

    ResponderExcluir
  12. Sou prof de Ensino Religioso e procurava um nome com um grande significado religioso..e como para nossa familia a Maya surge como um presente do destino..nada encaixou tão bem quanto esse nome.
    Minha pequena tem 6 anos e super sensível a ligação com o Transcendente.

    ResponderExcluir
  13. Acho lindo esse nome,porém vi num site chamado "Santuário Lunar" que Maya era um demônio será que é verdade?
    Fiquei triste por que queria por esse nome na minha filha...

    ResponderExcluir