sexta-feira, 27 de maio de 2011

Etiqueta na maternidade?

Sim, etiqueta também se usa para a maternidade! Aliás, acho que essa é uma grande "sacada", pois, afinal de contas, o nascimento do bebê é um momento maravilhoso, mágico e especial, mas também cansativo e desgastante. Os pais aprenderão a ser pais, terão que investir uma energia enorme nos cuidados ao pequeno ser, e essa é uma fase de adaptação em que pode ser de grande ajuda a delicadeza da família e dos amigos.

Abaixo, reproduzo um texto publicado no site da Constance Zahn sobre o tema, e gostaria de dizer que costumo visitar recém-nascidos quando já têm por volta de 30 a 40 dias de vida, acho que os pais já tiveram, então, oportunidade para se adaptar à nova fase, e não estão descobrindo "como se respira" para cuidar de um bebê.

Deixo-os com a leitura:

"

30 de julho de 2010

Queridas,

Hoje vou falar de um assunto que, antes de ser mãe, dificilmente perdia mais de 2 minutos pensando: visitas na maternidade.

Quando é melhor ir? Que horário? O que levar de presente? Levar crianças ou não?

Bom, nada melhor do que relatar minha própria experiência.

Comecei a ter contrações às 3hs da manhã, mas como não tinha dilatação suficiente, só fui dar à luz às 19h40. Apesar de ter tido um dia excelente, claramente estava exausta assim que cheguei na sala de parto. Ansiedade a mil!!

No entanto, assim que abriram a janelinha da sala de parto, e eu vi meia torcida do Flamengo, comecei a imaginar que minha noite não seria tranqüila. Isso que minha pitica não era nem a primeira neta, nem a primeira sobrinha, nem a primeira priminha… e um pequeno agravante: era sexta à noite!

A partir desse momento até a minha alta, formulei mentalmente o meu manual de visitas. Sei que cada uma de nós é diferente da outra, mas mesmo que não concordem com algumas das dicas abaixo, vale refletir, pois a prioridade nesse momento é a nova mamãe, e acredito que devemos respeitá-la.

Vamos lá:

1 – O nosso dia começa cedo, aliás, talvez nem comece, pq o anterior, com as mamadas noturnas, nem acaba. Portanto, não recomendo visitas depois das 20hs; e que elas não demorem mais que 15 minutos, a não ser que a mamãe em questão insista veementemente para você ficar mais.

2 – Se a nova mamãe fez cesarea, a recomendação médica é para ela falar o mínimo necessário durante às proximas 12 horas, a fim de evitar gases e, conseqüentemente, dor no corte. Então, visitas no dia do parto, só se você for muito íntima e tiver certeza que a pessoa esta a fim de receber.

3 – Se você estiver com o tempo curto, pense duas vezes antes de ir para a maternidade. A mamãe pode estar amamentando, no banho, refazendo o curativo… e assim demorar para lhe receber. Tive uma amiga que ficou nervosa com uma reunião que tinha em seguida, e quando entrou no quarto estava tao estressada, que sem querer me estressou tambem. Grrr!

4 – Crianças: ligue e pergunte antes para a mamãe se ela se incomoda com a visita de outras crianças. Se certifique que seu filho(a) não esteja gripado ou com qualquer outra suspeita de doença. Não é à toa que a maioria dos pediatras recomendam que os bebês não saiam de casa antes de todas as vacinas dos primeiro trimestre.

5 – Prefira flores a chocolates como presente (pelo menos para mim… rs). Depois dos íltimos meses de gravidez, tudo o que queremos é perder a nossa forma bola. Fora que, mesmo que o neném ainda não tenha cólicas, alguns pediatras restringem o chocolate para as mamães desde o início da amamentação.

6 – As lembrancinhas geralmente são contadas, então é terrível aquelas as visitas que querem levar para os amigos do escritório que não puderam ir, para os filhos, sobrinhos, papagaio e cachorro.

7 – Não peça para pegar o recém-nascido no colo. A mãe que deve oferecer. Acho essa uma das piores gafes!!

8 - Por último, afinal daqui a pouco vocês vão apenas preferir mandar um cartão postal, priorize as visitas na maternidade. A chegada de um bebê em casa nunca é simples, sendo o primeiro filho ou não. E vamos combinar que você nunca vai entrar na casa de alguém para ficar 10 minutos e ir embora. No meu caso, teve um casal que chegou às 15hs e foi embora às 23hs, depois de pedirem pizza, claro!

UFA!! Devo ter complicado um pouco a vida de algumas leitoras! Mas juro que é importante. Só quem passou por essa gincana sabe as pegadinhas que caimos!

Beijo grande e bom final de semana,

Celina "

Fonte: http://babies.constancezahn.com/etiqueta-na-maternidade/. Acesso: 27/05/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário