segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Problemas com a amamentação? Eu tive!


Minha linda e doce filha chegou! Nasceu no dia 02 de agosto, duas semanas antes da data prevista. Nasceu com 38 semanas de gestação, de parto normal e foi tudo muito tranquilo e feliz! Eu não sabia, mas parto também recebe nota, e o nosso teve nota dez! :)

Hoje é o primeiro dia que consigo recomeçar a escrever aqui no blog, vamos ver se consigo pelo menos uma postagem semanal, né? A vida além-útero é uma trabalheira só, e além de aprender a lidar com os horários da pequena, ainda estou me adaptando a minha nova rotina pessoal.

Hoje, gostaria de dedicar algumas linhas a um tema delicado e essencial: começar a amamentar. Talvez eu possa ajudar várias mamães aflitas com essa postagem, vamos lá.

Eu sempre tive o desejo de amamentar minha pequena. Por todos os benefícios e bondades do leite materno e do contato que a amamentação proporciona a mãe e filho. Hoje em dia é de praxe que, ao nascer, o bebê já seja levado ao seio materno para uma primeira mamada. Mas e as mães que têm o bico do seio plano? Um sofrimento, pois o bebê não consegue agarrar o mamilo e não pode ser amamentado no primeiro contato com a mamãe. Há também um segundo grupo de mães, que são aquelas cujos mamilos sofrem fissuras, rachaduras e ferem, o que causa muita dor e impede a amamentação em muitos casos.

Gostaria de compartilhar a minha experiência. Pertenço ao primeiro grupo de lactantes. A minha bebê ficava nervosa pois não conseguia abocanhar o mamilo, e foi um sofrimento alimentá-la nos dois primeiros dias de vida. Até que uma enfermeira abençoada me apresentou a solução para o meu suplício, e ela atende pelo nome de protetores de silicone para seios. Trata-se de um produto simples, de uso facílimo, sem cheiro ou gosto; além disso, o bebê fica em contato com a pele da mãe e evita-se a dor e a agressão ao mamilo já ferido. No caso de quem o usa para auxiliar na ausência do bico do seio, pasmem: em poucos dias, o bico do seio estará lá, formadinho, pronto para a degustação pelo seu baby! No meu caso, em seis dias já consegui dar de mamar direto no peito, uma alegria só!

No mercado, há inúmeras marcas disponíveis, com preços bem acessíveis; postarei as imagens de alguns deles para que vocês possam conhecê-los:
Da marca Nuk.

Da marca Avent Philips (é o que usei).

Da marca Amamente.

Da marca Promillus.

Vale a pena pesquisar os preços, que variam de R$ 10,90 a 32,90, de acordo com a marca e o site/loja física, antes de comprar. Espero ter colaborado, e que amamentar seja leve e feliz para todos nós!

Um abraço,

Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário