quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Primeira viagem de avião

Aos quase quatro meses, Maya realizou sua primeira viagem de avião. O pediatra já nos havia recomendado amamentá-la na decolagem e na aterrizagem para que a mudança de altitude não lhe incomodasse com dores no ouvido. Nossa viagem tinha duas escalas, e na primeira aterrizagem a pequena não quis pegar o peito. Resultado: a dor no ouvido foi certa e o choro, imponente. Foi difícil tranquilizá-la, pois além da dor ela já tinha a fralda molhada, e trocar um bebê no avião é praticamente como brincar de casinha com um bebê de verdade, falta espaço naquele trocador minúsculo... Mais incômodo, mais choro... A comissária tentou ajudar, mas naquele espaço a mãe já era suficiente. Merci beaucoup, mademoiselle.

Nada como a experiência para ensinar a lição, né? Na segunda aterrizagem, deu-se o peito como se devia, e a bebê chegou ao solo adormecida nos braços de mamãe, tranquila, serena. E foi assim até a terceira e última aterrizagem. Nada como o peito da mãe!

Dica: se o seu bebê não mama no peito, leve a(s) mamadeira(s). Se for uma criança maiorzinha, ofereça a chupeta ou algum líquido durante a aterrizagem. Dor de ouvido é coisa cruel demais para os seres pequenos e o movimento de mastigar e engolir ajuda a evitar a dor.

Ah! Tentamos dar tylenol bebê quando ela sentiu dor, ela cuspiu metade do remedinho na blusa... [Ela não gosta do sabor desse remédio, sempre o cospe fora. O sabor amargo do final não a engana.] Então, sei que você, mamãe ou papai de primeira viagem como eu, é cuidadoso/a o suficiente, mas lembre-se de levar mudinhas de roupa para situações de emergência. [No caso da minha pequena, como a malinha dela foi na cabine do avião conosco, não houve problema, tínhamos todas suas roupinhas ao alcance da mão.] Sempre faz falta uma roupa limpa quando o assunto é bebês.

Na decolagem, ela não apresentou nenhum incômodo. Por isso, nas decolagens seguintes não me preocupei em oferecer o peito. Aprendemos com os erros e acertos nossos e dos outros, da próxima vez já serei mais feliz! Oferecerei o peito só nas aterrizagens!


Saudações maternais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário