quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Caderno de amamentação

Já pensou em organizar os horários das mamadas num caderno? Saiba que é uma boa opção para saber o horário preciso da próxima amamentação, para entender a frequência com que seu bebê pede o alimento e qual seio que você deve oferecer a seu filho de cada vez. Um caderno com essas anotações ajuda na organização do seu dia, principalmente se seu pequeno precisa tomar algum medicamento, se toma fórmula ou se você precisa deixar seu baby aos cuidados de outra pessoa, pois é uma maneira de também acompanhar a alimentação da prole se você está ausente nesses momentos. Além de tudo isso, ajuda a saber se o choro do seu filhinho é por fome!


Como funciona o caderno? Eu anoto o horário e a duração da mamada bem como o peito oferecido. A duração, a princípio, me ajudou a entender as necessidades da minha pequena, quanto de leite ela sugava e que ela precisava, em média, de 10 a 15 minutos para se saciar. A duração da mamada variou a princípio, às vezes ela ficava até 40 minutos ao peito, acredito que era a necessidade do calor, do aconchego, de sentir o cheiro da minha pele.


Anotar o peito em que o bebê mama é importante porque cada mama deve ser esvaziada a cada mamada, ou pelo menos deve ser esvaziada na mamada seguinte se não for possível na primeira. Isso se deve à necessidade de não deixar o leite ingurgitar, o que pode causar mastite e não seria nadinha bom.


Também acredito ser interessante anotar alguma mudança: se o bebê mamou mais, ou menos, se regurgita, se apresentou algum problema de saúde, se ele se adaptou a uma nova marca de fórmula, etc. Tudo isso ajuda a mamãe a conhecer melhor o seu filho e a ter mais segurança. Na correria do dia a dia, esse tipo de anotações nos ajudam a guardar as informações importantes para relatá-las ao pediatra na consulta mensal, por exemplo.


Um caderno de mamadas te dá um panorama do crescimento do seu bebê e é muitíssimo útil para as mamães que voltam ao trabalho no final da licença maternidade, pois é mais fácil saber quanto de leite ele toma já que, ao ser extraído, você pode sabe quantos ml estão armanezados e são oferecidos.


As informações que devem constar em cada página do caderno são:


Data: Dia / Mês / Ano


Mamada Nº 01

Hora: De __________ hs a ____________ hs.

Duração:

Peito:

Obs.:


Mamada Nº 02
Hora: De __________ hs a ____________ hs.
Duração:
Peito:
Obs.:


E assim segue... As informações acima devem se repetir em todas as mamadas em cada uma das páginas.


O caderno deve ficar ao alcance da mão, sempre acompanhado de uma canetinha ou lápis, no lugar onde você costuma amamentar seu bebê. Se for sair ou viajar, lembre-se de colocá-lo na bolsa, junto com as demais coisinhas do bebê.


Boa amamentação para você e seu bebê!


Saudações maternais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário