sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bisfenol A: o que é isso?

Ainda não se fala nele como se deveria, mas é preciso ter cuidado com o bisfenol A. Também conhecido como BPA (sigla em inglês), ele é utilizado na produção de produtos plásticos, os quais, ao receber líquidos quentes e frios, liberam a substância para a bebida.

Qual é o problema com o Bisfenol A?

Segundo a wikipedia, "Bisfenol A ou BPA é um difenol, utilizado na produção do policarbonato de bisfenol A, o policarbonato mais comum, e de outros plásticos. A substância é proibida em países como Canadá, Dinamarca e Costa Rica, bem como em alguns Estados norte-americanos, mas no Brasil era utilizada na produção de garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês e produtos de plástico variados, sendo proibida apenas ao final de 2011, com prazo até ao final de 2012 para a retirada do produto das prateleiras e estoques.

Desde a década de 1930 que se suspeita que seja prejudicial à saúde humana (estudos sobre estrogenicidade). Em 2008, após vários artigos do governo dos EUA questionarem sua segurança, alguns varejistas retiraram das prateleiras produtos com BPA. Um estudo do FDA (Food and Drug Administration) de 2010 levantou preocupações quanto à exposição de fetos, bebês e crianças pequenas."

Os pais deveriam ser alertados sobre o perigo de usarem com seus bebês e crianças as mamadeiras e demais utensílios que forem fabricados com bisfenol A. Se lá fora o produto já está proibido, no Brasil a campanha para não se usar o Bisfenol em mamadeiras tem que começar já.

Quais são os riscos que advêm do uso de produtos com Bisfenol A?

Muitas doenças estão associadas ao uso de produtos com bisfenol A, entre elas, alterações hormonais graves, mudanças no funcionamento da tireoide, problemas neurológicos, crescimento da próstata, câncer de mama, alterações comportamentais, etc.

Se você tem ou vai ter um bebê, e precisa comprar bicos (chupetas), mamadeiras e demais produtos ligados à alimentação dos pequenos, prefira comprar aqueles que tragam no rótulo LIVRE DE BISFENOL, ou LIVRE DE BPA, ou mesmo BPA FREE. Várias marcas (Kuka, Lillo, Nuk, Avent Phillips, Neopan, etc) já oferecem produtos sem essa substância no mercado brasileiro; apesar de custarem um pouco mais caro, a saúde do seu bebê ficará preservada. E a saúde dos filhotes não tem preço!!!

Links para consulta:

1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bisfenol_A#Disruptor_end.C3.B3crino

2. http://oglobo.globo.com/saude/empresas-comecam-retirar-bisfenol-substancia-potencialmente-cancerigena-das-mamadeiras-3030881

3. http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79997-10498,00.html

4. http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2010/11/08/plastico-nocivo-o-perigo-do-bisfenol-a-em-embalagens-e-produtos-infantis/

5. http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/donna/fotos/sugestoes-de-produtos-sem-bisfenol-para-bebes-29767.html

Saudações maternas,

Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário