sábado, 3 de março de 2012

Dentes a caminho

Pois muito bem. A pequena dormiu (isso mesmo! Por isso estou aqui escrevendo...) e quero retomar este blog. Porque é preciso, porque eu venho aqui compartilhar a alegria de ser mãe e dividir também umas coisinhas que aprendo no dia a dia, umas que considero novas pra todo mundo - ou, pelo menos, pra mim - e umas que todo mundo sabe, mas que é sempre bom lembrar.

Decidi listar os temas dos próximos posts, para que não me esqueça sobre o que tenho vontade de falar mas nunca falo:
  • A volta ao trabalho depois da licença maternidade
  • A introdução dos alimentos sólidos
  • Sobre a importância do bebê ir pro chão
  • O nascimento da primeira dentição
  • Amamentar versus outros alimentos

Bom, há outros temas dos quais não me lembro agora. Hoje, quero falar sobre a primeira dentição.

Por volta do sexto mês (mas, às vezes, até bem antes), surge o primeiro dentinho de leite dos nossos pequenos. Você já havia notado uma babação exagerada, uma mãozinha nervosa levada à boca? Pois então. Lá vêm os dentinhos da nossa meninada. E a mamãe e o papai precisam ter muita paciência e carinho com esse serzinho. Eles sofrem com o inchaço e a dor na gengiva, e se você, como eu, se lembra de quando nasceram os seus dentes cisos há de dar razão ao sofrimento pueril. Dor de dente nascendo é um pé no saco. O bebê fica irritado mesmo, chora, se estressa, pode até ter febrícula. Mas tem remédio. E o melhor: vai passar.

Maya começou com um resfriado. O nariz entupiu, escorreu, ficou mal humorada, tristinha até. Na consulta mensal, uns três dias depois, doutor Paulinho diz: olhem aqui o dentinho, já está quase saindo. Alegria paterna (ooooh!), tristeza filial. Dois dias depois, eis o dentinho irrompendo a gengiva e vendo a luz. A baby deixou de comer, na segunda colherada já faz biquinho, trava a boca e nem de joelhos eu consigo que engula mais papinha ou fruta. Quer o peito, e só ele. Como mãe paciente que sou (disso eu me orgulho barbaridades!), eu a comprazo, vem cá, pequena, vou te dar peitinho. E ela suga, suga, depois até dorme de alívio.

Aqui em casa, já tínhamos esse milagroso gelzinho para aliviar a dor e a coceira dos dentes nascentes, o nenê dent (Também existe em outros países pelo mundo afora, graças a Deus!), salvação da pequena. Quando passamos na sua gengiva, ela relaxa tanto que até dorme um pouquinho. Acho que é de alívio também.

Também, recomenda-se o uso de mordedores (em especial, os que vão ao congelador e são ótimos para amenizar a dor e a coceira. Usamos com Maya os da marca Nuk) e de escovinha massageadora para bebês, os quais ajudam a aliviar bastante a dor e o desconforto dos nossos pequerruchos.

Uma última sugestão, mas que ainda vamos experimentar com Maya é a do picolé de leite materno: o gelinho ajuda a anestesiar a gengiva, e, de quebra, ainda refresca do calor.

Fico por aqui, uma mãozinha insiste em digitar comigo (sim, ela já acordou...). Volto depois, com os outros posts.

Saudações maternas,

Biazinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário