quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Transformações: o fim da banheira

Os dois primeiros anos de vida de uma criança são muito intensos de aprendizados, de transformações, de crescimento. Vivo isso todos os dias aqui em casa, e é bonito demais.

Maya, um dia desses, decidiu que não queria mais tomar banho na banheira. Isso foi há algumas semanas. Todas as vezes que enchíamos a banheira e a levávamos para tomar banho, ela esperneava, saía da banheira e despejava toda a água dentro do box. Eu, que havia ficado alguns minutos monitorando a temperatura da água, esperando que chegasse no nível desejado, e tinha, muitas vezes, pressa para banhá-la porque outras tarefas esperavam por mim, ficava até chateada, reclamava com ela, insistia para que tomasse banho ali, sentada. Essa nossa luta durou uns três ou quatro dias. Aí caiu minha ficha. E eu me disse "como você pôde ser tão insensível a um pedido/desejo dela??". E entendi que ela queria tomar banho em pé, imitando-nos, descobrindo a água que cai do chuveiro... 

Desde então essa mocinha toma banho como adultos. Adora brincar com o ralo, beija o box, molha a cabeça repetidas vezes na água que cai do alto. E quando se cansa, abre a porta do box, num gesto claro de que aquele ritual já foi mais do que suficiente, de que já é hora de sair.

Há uns meses atrás, eu havia criado uma brincadeira para ela deixar a banheira, quando terminava de banhá-la. Quando eu ia tirá-la da banheira, eu dizia "um, dois, três e já!!", e ela ria, adorando o ritual alfanumérico. Ela aprendeu os três números, e muitas vezes ela os repete, mas pronuncia "doix, teix", nós dizemos que ela é carioca, e eu lhe canto "ela á carioca, ela é carioca..."... rsrs

Enfim, a hora do banho é uma hora deliciosa para nós duas. Eu nunca me esqueço de que uma das bonecas de que mais gostei era uma que tinha banheira, esponjinha, vidrinho de champu e mamadeirinha... Eu dava banho nela com esponjinha, depois dava mamadeira... Era lindo, gente. E hoje, todas as vezes que dou banho em minha pequena, é inevitável lembrar dessa outra bonequinha.

Uma sensação: adorava o cheirinho da água da banheira de Maya depois do banho, com cheirinho de sabonete e champu de bebê misturados... Eu carregava aquele cheirinho em minha memória o resto do dia...

Uma nova utilidade: aproveitaremos o resto do verão utilizando a banheira de Maya para seus banhos de imersão ao ar livre, na nossa arinha privativa... 

...Nada se perde, tudo se transforma. ;)  

Saudações maternas,

Biazinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário