terça-feira, 4 de março de 2014

Segundo capítulo da maternidade :D

Eis que janeiro me trouxe a confirmação de uma nova gestação! Foi uma notícia muito feliz para meu esposo e pra mim, apesar de nos ter tomado um pouco de assalto, confesso. É interessante que esta segunda gravidez tenha acontecido sem o planejamento cuidadoso que havíamos feito na primeira, mas ela traz, igualmente, a alegria de um filho a caminho. A diferença é que já trilhamos esse caminho uma vez, e, por mais que a paisagem mude e apareçam informações novas, existe um sossego, uma paz de espírito que não havia na primeira vez.

Já entramos na semana #15, vejo que os dias têm passado muito rápido, e já é preciso retomar minhas práticas de ioga, algum momento do dia para caminhar um pouco e outro momento para fazer alongamentos. Agora que os enjoos e náuseas se foram, sinto-me pronta para encarar uma rotina de exercícios e atividades imprescindíveis para a saúde gestacional da mãe, d@ baby e me preparar para o parto e o pós-parto também.

As dores lombares já se pronunciam há umas três semanas, e a bolsa de água quente tem sido minha grande aliada antes de dormir. Além dela, há algumas sessões de alongamento que posso fazer aqui em casa mesmo, foram exercícios que aprendi nas sessões de fisioterapia quando estava grávida de Maya. A única coisa que faltaria seria o abençoado aparelho de Tens que eles usam na clínica de fisioterapia, aquela invenção maravilhosa que dá choquinhos na região inflamada/dolorida e sua ação é analgésica. Tão bom!... Vou experimentar a disciplina desses exercícios por aqui mesmo, mas se as dores persistirem, peço à GO uma ficha para fisioterapia, já veremos. Além dos exercícios, também estou usando a órtese abdominal, aquela faixa para gestantes que ajuda a levantar a pança e ajuda a melhorar a postura e as dores.

No mais, a gestação caminha bem. Há alguns dias já percebo os movimentos do baby em minha barriga, é delicioso senti-lo! Pelo que vimos no segundo ultrassom - em meados de fevereiro - esse baby movimenta-se vigorosamente, do mesmo modo que fazia minha pequena Maya.

Dessa vez, meu esposo e eu estamos considerando um parto natural, que é um pouco diferente do parto normal. Maya nasceu de parto normal, mas com algumas intervenções que os médicos e hospitais realizam hoje em dia: episiotomia, oxicitocina sintética, anestesia. Ainda não estou completamente segura ou convencida de onde vou ter esse baby, mas já sei que não quero parto domiciliar, acho que me sentiria mais segura num hospital. 

Tive alteração das taxas de hormônio da tireóide, e quase foi preciso fazer reposição hormonal. Felizmente, com um novo exame e uma avaliação mais detalhada, a doutora endócrino que me acompanha agora viu que não era necessária a reposição. Provavelmente, trata-se de uma alteração resultante da própria gestação, e serei monitorada até o pós-parto para avaliar a evolução dessas taxas. Confesso que fiquei um pouco apreensiva quando minha GO me falou da alteração hormonal pois ela poderia causar aborto no 1º trimestre e problemas de desenvolvimento no feto em etapas posteriores. Enfim, susto superado, vamos em frente!

A gestação caminha. Estou feliz com o desenrolar dos fatos, espero que esse segundo trimestre seja de saúde e boas energias!

Estou ansiosa pela confirmação do sexo do baby, é possível que seja outra menina! Maya, então, terá uma companheirinha para travessuras!  :D

Bom, virei com mais novidades em breve!

Saudações maternas,

Biazinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário