segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O quarto (novo) da pequena

Maya já tem o seu quarto. E é um quarto montessoriano. Adoramos tê-lo dado a ela. E ela adorou recebê-lo. Hoje é a primeira noite que ela dorme lá, sozinha. Desde que nos mudamos, muitos fatores fizeram com que ela ficasse em nosso quarto, com berço e tudo. Agora que ela tem um quarto montessoriano, não precisa mais de berço, e dormir sozinha faz parte do seu processo de crescer, amadurecer, ficar independente.

Maria Montessori - a senhora que dá nome ao quarto da minha filha - foi uma mulher de muitos predicativos. Nasceu e viveu no século 19 e em parte do 20. Foi a primeira mulher a estudar medicina na Itália, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou com crianças com dificuldades de aprendizagem, com problemas de conduta, com lacunas emocionais, e a todas ela ajudou a ter dignidade, a desenvolver-se, a crescer, a ser inteiras. Maria Montessori fez escola e seu legado influenciou gerações e gerações de pedagogos, foi responsável por um modo de educar e de ver os pequenos seres aprendizes. Leia mais sobre esta incrível mulher, médica e pensadora aqui, aqui e aqui. Eu sou sua fã incondicional!

E o que vem a ser, então, um quarto montessoriano? É um quarto adaptado para o pleno desenvolvimento da criança, para a exploração, onde a liberdade dos pequenos para brincar e aprender tem passe livre. Trata-se de um espaço em que os cinco sentidos são estimulados, e a criança não depende de adultos para se deitar, se levantar, brincar. Tudo está ao seu alcance, da cama aos brinquedos, dos móveis aos livros.

Hoje, eu limpei, organizei e dispus móveis e demais objetos no quarto novo da pequena. Faltam alguns detalhes, como colocar a cortina na janela, os quadrinhos na parede e um tapete no chão. Mas eu o farei aos poucos. Ela acompanhou tudo, tudinho. Observou-me enquanto eu aspirava o chão e o colchão, me ajudou a montar o tapetinho de quebra-cabeça, me ajudou a limpar o espelho, a colocar o lençol na cama. E sabia, todo o tempo, que aquele era o quarto dela, e assenhorou-se do espaço com tanta alegria quanto lhe foi possível expressar, e sorriu, gargalhou, brincou, se divertiu no seu espaço novo!

Um quarto montessoriano é polissensorial, vamos ver do que precisamos para construir um a partir do de Maya:

  • A cama fica no chão para que a criança se sinta livre para ir e vir e não precise pedir ajuda aos adultos quando se sentir cansada, com sono, ou quando quiser se levantar e brincar um pouco. Usei um colchão de solteiro que já tínhamos aqui para fazer a sua. Agora, precisamos comprar roupa de cama com estampas infantis, mais alegres, e um edredom infantil para ter a cama sempre arrumadinha. E protegida.
  • Ao lado da cama, na horizontal, há um espelho, onde a criança possa se ver enquanto estiver deitada. Aproveitei um espelho que já tínhamos e que estava guardado atrás do armário do quarto. Vou fazer decoupage na moldura dele depois, com tecido estampadinho. Quero que ele seja bonito e agradável.
  •  Sobre a cama, dependurado do teto, há um móbile. O de Maya, provavelmente será um avião, que já temos aqui também. Ou farei um móbile novo. Talvez ela tenha dois móbiles no quarto, vou pensar no assunto.
  • Os demais móveis são de tamanho infantil. Ela já tem uma cadeirinha que compramos no Carrefour, dessas de fechar, de praia. Vamos comprar um móvel baixinho, com prateleiras abertas, desses de MDF mesmo para organizar aí seus livros, brinquedos, e ter um aparelho de som!
  • Os brinquedos estão organizados em diferentes pontos do quarto, em lugares específicos. O bebê conforto - doravante sem uso - virou organizador de brinquedos. E há mais brinquedos dentro de uma casinha-moinho que ela tem.
  • No chão, ao lado da cama, está o tapetinho de quebra-cabeça de EVA, que ela adora montar e desmontar, e sei que será tarefa diária ter que montá-lo depois das brincadeiras. Ele a protege do contato com o chão frio, e é uma proteção a mais diante de uma eventual "queda" do colchão.
  • Há várias almofadas no quarto, e colocarei outras, novas. As almofadas servem para organizar a brincadeira, dormir, relaxar, ler... Hoje mesmo ela pegou um livrinho e se sentou na almofada grande, toda leitora!
  • Os quadrinhos servem para estimular a visão, desenvolver o senso estético, ensinar a precepção visual. Quero imprimir algumas imagens que venho garimpando há algum tempo na grande rede, depois postarei fotinhas.
  • Não pode faltar música, meus caros. Vamos ter que providenciar um aparelho de som para que Maya ouça boa música para relaxar, em seu quartinho bacaninha... ;)
São 02h13 da manhã. Acabo de ir espiá-la, e ela dorme tranquila, numa nova posição. Confesso que estou ainda por aqui pois estou ansiosa com sua reação à primeira noite dormindo sozinha (Sim, Cazuza, só as mães são felizes!... ). Não sei se ela acordará, ou se seguirá toda a noite em sua caminha nova. Há o diabo de um caminhão com motor ligado à toda lá fora, e até agora ela não protestou (espero que não proteste!).

Depois virei escrever mais sobre esta nova experiência da minha pequena. O que posso adiantar é que do que ela mais gostou foi o espelho. Olhou-se nele a tarde toda, jogava beijos, dava tchauzinho, conversava, ria, e se voltava para mim, como se fosse a maior descoberta do mundo. (Maldito caminhão!) Eu nunca a tinha visto numa felicidade tão genuína, tão intensa, alegria em estado puro, como pedra bruta! Sei que ela ficou muito feliz com a mudança para o seu quarto, e fiquei com a sensação deliciosa de estar fazendo a coisa certa, de ter acertado. Que bom!

Postarei fotos na manhã. Boa madrugada a tod@s!

Saudações maternas,

Biazinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário