Como é época de férias escolares e estamos em casa, é preciso criatividade para entreter a pequena e mantê-la feliz. O quê fazer, então, em tempos de tanta informação, na era digital, com tantos desenhos e jogos incríveis? A velha e boa fórmula dos brinquedos à moda antiga é infalível: os objetos do cotidiano ainda são capazes de exercer um fascínio imediato sobre os pequenos, e qualquer coisa vira brinquedo. E o melhor: muito divertido!
À tarde é quando estou em casa, e separei algumas atividades inspiradas no método Montessori para poder brincar com Maya. Tentei separar as que têm a ver com a fase de desenvolvimento em que ela se encontra - para crianças de três anos, mais ou menos -, e todas têm alguma relação com a identificação de formas, cores, texturas, desenvolvimento de coordenação motora, etc.
A primeira atividade, realizada hoje à tarde, requer da criança a habilidade de reconhecer algumas cores e agrupar objetos em vasilhas da mesma cor que eles. O objeto escolhido foram botões de massa - que, aqui em casa, abundam - e separei vasilhinhas plasticas nas cores rosa, amarelo, verde e azul, mesmas cores dos botões.
Maya alucinou quando viu os botões! Ela adora meus objetos de artesanato e costura, fica louca com as formas, as texturas, as cores. Coloquei diante dela as vasilhas e os botões e lhe perguntei de que cores eram. Mas ela já estava distraída com a beleza dos botões e começou a transferi-los de una vasilha para outra, como se fossem líquido, ou grãos. A brincadeira tinha ganhado outro rumo, mas relaxei, afinal de contas, ela estava desenvolvendo a coordenação motora ao controlar a passagem dos botões de uma vasilha a outra, tentando não deixá-los cair sobre a cama - estávamos em meu quarto -. Pronto, uma nova brincadeira havia sido criada por ela!
Depois de transferir os botões de um lado a outro umas quinze vezes, ela começou a colocar os verdes na vasilha verde, os azuis na azul, os amarelos na amarela. Mas logo os misturava outra vez na vasilha transparente que os guardava. E assim ficou uns quinze minutos até que se cansou e foi brincar de outra coisa.
O quê essa atividade me ensinou? Que ela entendeu a minha proposta, mas o que a atraiu neste primeiro contato foram a textura dos botões e a possibilidade de mudá-los de lugar, desafiando o controle que podia ter ou não desse movimento.
Pretendo voltar a propor essa atividade em outro dia, e checar se ela obedece as regras da brincadeira ou se vai criar as suas. Utilizei botões, mas é possível usar objetos de tamanhos e usos diferentes na mesma cor para que os pequenos os manipulem. Sair pela casa separando objetos diversos e reuni-los segundo a sua cor será divertido até para você. Na cozinha, por exemplo, temos tantas coisas que atraem os pequenos! Eles adoram as formas, os tamanhos, as cores e será muito divertido pedir que os separem por cores em cestas, bandejas, vasilhas plásticas, caixas ou sobre uma superfície estampada com papel colorido.
Compartilho algumas imagens para ilustrar a brincadeira:
Fonte: http://peasandcarrotsjenny.blogspot.com.br/
Fonte: http://www.gettingmessywithmsjessi.com/2012/03/color-wheel-2012-version.html
Fonte: http://nurturestore.co.uk/sorting-games-for-children
Espero que tenham gostado e experimentem com os pequenos! Ótimas férias e ótimo brinquedo a tod@s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário