terça-feira, 1 de julho de 2014

Atividades lúdicas Montessori

Como é época de férias escolares e estamos em casa, é preciso criatividade para entreter a pequena e mantê-la feliz. O quê fazer, então, em tempos de tanta informação, na era digital, com tantos desenhos e jogos incríveis? A velha e boa fórmula dos brinquedos à moda antiga é infalível: os objetos do cotidiano ainda são capazes de exercer um fascínio imediato sobre os pequenos, e qualquer coisa vira brinquedo. E o melhor: muito divertido!

À tarde é quando estou em casa, e separei algumas atividades inspiradas no método Montessori para poder brincar com Maya. Tentei separar as que têm a ver com a fase de desenvolvimento em que ela se encontra - para crianças de três anos, mais ou menos -, e todas têm alguma relação com a identificação de formas, cores, texturas, desenvolvimento de coordenação motora, etc.

A primeira atividade, realizada hoje à tarde, requer da criança a habilidade de reconhecer algumas cores e agrupar objetos em vasilhas da mesma cor que eles. O objeto escolhido foram botões de massa - que, aqui em casa, abundam - e separei vasilhinhas plasticas nas cores rosa, amarelo, verde e azul, mesmas cores dos botões.

Maya alucinou quando viu os botões! Ela adora meus objetos de artesanato e costura, fica louca com as formas, as texturas, as cores. Coloquei diante dela as vasilhas e os botões e lhe perguntei de que cores eram. Mas ela já estava distraída com a beleza dos botões e começou a transferi-los de una vasilha para outra, como se fossem líquido, ou grãos. A brincadeira tinha ganhado outro rumo, mas relaxei, afinal de contas, ela estava desenvolvendo a coordenação motora ao controlar a passagem dos botões de uma vasilha a outra, tentando não deixá-los cair sobre a cama - estávamos em meu quarto -. Pronto, uma nova brincadeira havia sido criada por ela!

Depois de transferir os botões de um lado a outro umas quinze vezes, ela começou a colocar os verdes na vasilha verde, os azuis na azul, os amarelos na amarela. Mas logo os misturava outra vez na vasilha transparente que os guardava. E assim ficou uns quinze minutos até que se cansou e foi brincar de outra coisa.

O quê essa atividade me ensinou? Que ela entendeu a minha proposta, mas o que a atraiu neste primeiro contato foram a textura dos botões e a possibilidade de mudá-los de lugar, desafiando o controle que podia ter ou não desse movimento. 

Pretendo voltar a propor essa atividade em outro dia, e checar se ela obedece as regras da brincadeira ou se vai criar as suas. Utilizei botões, mas é possível usar objetos de tamanhos e usos diferentes na mesma cor para que os pequenos os manipulem. Sair pela casa separando objetos diversos e reuni-los segundo a sua cor será divertido até para você. Na cozinha, por exemplo, temos tantas coisas que atraem os pequenos! Eles adoram as formas, os tamanhos, as cores e será muito divertido pedir que os separem por cores em cestas, bandejas, vasilhas plásticas, caixas ou sobre uma superfície estampada com papel colorido.

Compartilho algumas imagens para ilustrar a brincadeira:

A Montessori idea
Fonte: http://peasandcarrotsjenny.blogspot.com.br/

Pre-K color wheel project- do a a whole. Everyone bring in 1 thing per color per day. At end of so many days make a class color wheel to hang in classroom
Fonte: http://www.gettingmessywithmsjessi.com/2012/03/color-wheel-2012-version.html

Sorting colors (Tray is from the Melissa and Doug vehical and signs set.  Simply cut construction paper in different colors.  Grab some items in those colors.  Have your child sort the items by color.)
Fonte: http://nurturestore.co.uk/sorting-games-for-children

Espero que tenham gostado e experimentem com os pequenos! Ótimas férias e ótimo brinquedo a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário