terça-feira, 1 de julho de 2014

Desfralde: quando fazê-lo?

Acho que, hoje em dia, a família fica muito ansiosa para desfraldar logo a criança. Já ouvi de uma conhecida que, na época das fraldas de pano, o desfralde acontecia ainda mais cedo, pois era barra lavar tanta fralda de xixi e cocô. Pode até ser. Podia até ser. Mas o que a minha experiência me ensinou é que a pressa nem sempre dá bom resultado quando se trata de aprendizados. 

Eu explico. Quando nossa pequena estava com 1 ano e 10 meses começamos a sentá-la no peniquinho de meia em meia hora a fim de "treiná-la". Era uma orientação do seu pediatra, e era simples: de meia em meia hora, levá-la ao banheiro, deixá-la sem fralda durante umas quatro horas por dia, e conseguiríamos ajudá-la no controle de seu esfíncter. Não deu certo.

Ela odiava o peniquinho. De fato, ela nunca fez nada ali. Nem sequer xixi. Ela se sentava por uns três minutos e então fugia para longe dele e de nós. A transição da fralda para a não-fralda se deu diretamente no vaso sanitário, e aos 2 anos e 8 meses de idade. Este é o ponto ao qual eu queria chegar: a idade, o nível de maturidade para viver as mudanças e transições da infância.

Não adianta forçar a barra. Não adianta amarrar o menino no peniquinho. As crianças são pequenos reis e rainhas que têm vontade própria. Pelo menos aqui em casa a nossa primogênita é totalmente senhora de suas vontades. E fazemos a opção por respeitar seu ritmo. Dentro de certos limites, claro.

Não posso deixar de mencionar que contamos com a prestimosa parceria da escola da pequena nessa transição. Nós a deixávamos sem fralda em casa e a mandávamos sem fralda para a escola também. Entraram em ação as calcinhas, coisa já de menina. <3 

Nas primeiras três semanas, às vezes podia acontecer de escapar um xixi na roupa, ou no chão. Mas ela foi aprendendo a dizer a hora em que queria ir ao banheiro, a avisar que queria xixi ou cocô, e o processo foi muito tranquilo pois, inserida no contexto escolar e observando o nosso comportamento em casa, ela se deu conta de que todos vão ao banheiro, sem estridências ou sustos.

Com uma semana de começado o desfralde, fizemos o primeiro passeio sem fralda. Claro que escolhemos um ambiente controlado, com banheiro limpinho para levá-la quando fosse preciso, e não demoramos muito tempo por lá. Sabe do quê? Foi uma sensação de liberdade. Que lindo aquilo!

A fralda continua sendo usada para dormir, mas é incrível porque já aconteceu de ela acordar durante a noite pedindo para ir ao banheiro. E ela se recusa a fazer na fralda quando desperta pela manhã: tem que ir ao banheiro e fazer no vaso.

Um detalhe importante para Maya aceitar bem o vaso sanitário foi o uso do redutor de assento e um banquinho de plástico para subir sozinha e apoiar os pés quando sentada. Ela é toda autonomia. Hoje, ela já vai sozinha ao banheiro, sem precisar de nossa supervisão - exceto quando vai fazer o #2 -, e aos três meses do desfralde, sentimos que muito em breve as fraldas noturnas também serão aposentadas, pois amanhecem quase sempre sequinhas.

É importante também levá-la sempre ao banheiro antes de sair à rua, e, quando vamos passear, ter na bolsa uma muda de roupa para um eventual "acidente". Lenços umedecidos também continuam sendo nossos aliados e é muito importante ter lenços de papel ou papel higiênico para os banheiros fora de casa. Outra coisa que vale a pena fazer quando vamos passar um dia inteiro na casa de amigos, por exemplo, é carregar conosco o redutor do assento, nada mais para dar-lhe mais conforto à pequena.

Para finalizar, reforço o que disse a princípio: para quê a pressa em desfraldar seu ou sua pequen@? Quando estão mais maduros eles vivenciam mais tranquilamente as mudanças e dão show nas transições impostas pela vida. Parabéns à minha pequena!

Saudações maternas,

Biazinha

P.S.: Esqueci de mencionar algo muito importante: o desfralde supõe uma economia entra R$80 e 100 reais ao mês com fraldas. Esse dinheirinho se converte em coisinhas para os próprios pequenos, ou mesmo para incrementar a graninha usada nas férias e passeios da família, é um grande alívio para uma família de classe média como a nossa. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário